Nos fins da segunda guerra, 1943, Enrico Piaggio, buscando retomar a produção em sua fábrica, teve a idéia de criar um veículo de baixo custo e acessível ao povo italiano.
Para dar vida a essa ideia, inicialmente contratou os engenheiros Renzo Spolti e Vittorio Casini para criarem o primeiro protótipo. Nascia assim, na fábrica em Biella - Itália, o primeiro protótipo de motoneta.
O projeto tinha como base a motocicleta, mas com a carroceria cobrindo totalmente a motorização, além de uma pedana frontal, formando uma proteção contra respingos de terra e chuva tanto para o motor quanto para o motociclista. Além da carroceria, o desenho incluía o controle das marchas no manete do guidão, refrigeração de ar forçado e rodas de pequeno diâmetro (10"). Oficialmente conhecida como a MP5 ("Moto Piaggio não. 5"), o protótipo foi apelidado pelos trabalhadores da fábrica de "Paperino" (em referência a "patinho" ou Pato Donald em italiano).
Enrico Piaggio ficou descontente com o MP5, especialmente na seção de altura central. Ele contratou então o engenheiro aeronáutico Corradino D'Ascanio I'incarico para rever o projeto. Mas D'Ascanio, ao invés de intervir no projeto do Paperino, acabou por projetar um veículo totalmente novo, que veio a se tornar a nossa conhecida Vespa.
O curioso é que, antes do projeto ser atualizado, cerca de cem unidade do MP5 foram fabricadas e são hoje muito raras e disputadas por colecionadores de todo o mundo.
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