terça-feira, 3 de junho de 2014

Restauração de uma Vespa M4 1962



Dando sequencia ao nosso espaço para os visitantes, segue o relato e imagens do belo trabalho realizado pelo vespista Leonardo Jaques em sua Vespa 1962, que ele trouxe "em pedaços" do Rio Grande do Sul.

Abraços ao amigo e obrigado pela excelente história!

Tudo começou a uns vinte e poucos anos atrás, quando acompanhava um amigo que iria a uma oficina de automóveis em minha cidade natal, Alegrete, interior do R.S., em  busca de algumas peças para o seu Fusca. Tudo normal até que avistei um galinheiro. Bem, nada de mais até aí, acontece que no lugar dos galináceos que ali deveriam estar, a única coisa que havia dentro do galinheiro, era uma velha Vespa M4 enferrujada, com o motor aberto e cheio d'água. Assim encontrei minha primeira Vespa. 

O fascínio foi instantâneo, não sei dizer porque, já que nunca tinha visto uma Vespa antes. Não descansei até conseguir comprá-la. Consegui dinheiro emprestado voltei e comprei a máquina. Na sequência, fiquei sabendo que havia um mecânico na cidade, que tinha (e ainda tem) uma M4 toda original e em pleno funcionamento e mais, no passado, ele era um dos mecânicos de Vespa da cidade. 

Ele reformou o motor e eu corri atras de todo o resto da restauração. Ficou muito boa. Usava no dia-a-dia, ia a qualquer lugar. Mas lembro que naquela época e lugar, (há 20 anos) não havia muita notoriedade e glamour com as motonetas, tanto que, quando mudei para Santa Catarina, vendi a motoneta lá mesmo, e por um valor muito baixo, do que me arrependo até hoje. 

Antes de mudar em definitivo para o novo estado, comprei outra Vespa que estava toda desmontada, esperando  restauração. O antigo dono não teve condições de fazê-lo. E eu também não tinha na época, resultado: Mais dez anos de espera. 

Só em 2011 retomei o projeto. Voltei a Alegrete e enviei tudo por transportadora para Palhoça SC. Daí, foram praticamente 3 anos de trabalho, sem muita pressa, por motivos de orçamento curto. O resultado está nas fotos. Eu gostei, mas sou suspeito pra falar. Por favor avaliem e comentem. Abraços!

Leonardo Jaques
Vespa M4 Palhoça - S.C.














Um comentário:

  1. Ficou belíssima Fernando Modesto. O sacrifício valeu. Meu irmão também tem uma 1962 e está restaurando agora. Originalmente era toda vermelha, agora ele pintou de azul. Ainda falta rever a parte mecânica e elétrica. Um abraço! Atte, Florisvaldo F. Freiberger

    ResponderExcluir