terça-feira, 19 de junho de 2012

História da Vespa no Brasil Parte 2

Então amigos, a pesquisa sobre a história da Vespa e da Panauto no Brasil continua. Vasculhando os acervos do jornal A Folha, encontrei uma nova propaganda da Panauto, de 13 de outubro de 58, um mês antes do anúncio do Jornal do Brasil:

Fiquei intrigado com essa casa Mappin, quem seria? Pesquisa daqui e dali descobrir se tratar das famosas lojas de varejo dos anos 50 onde se era possível encontrar de tudo.

Continuei folhando as edições aqui e ali até que então dei um grito de alegria: ACHEI!! Eis que surge na tela do meu micro o primeiro anúncio da Vespa no Brasil, no Jornal A Folha da Noite, de 01 de setembro de 1958:
Reparem que em momento o anuncio faz alguma referência a Panauto, apenas aos distribuidores Mappin e ao novo personagem que surge em nossa história, a Starmotor Ltda. Outro detalhe que não pode passar despercebido, diferente dos anúncios posteriores da Panauto, aqui a Vespa aparece apenas desenhada.

Então, quando achei que tinha feito "o achado" aparece um novo anúncio da Mappin, agora de 04 de agosto de 1958:
Se repararem, esta já faz menção a fabrica em Santa Cruz no Rio de Janeiro, ou seja, a Panauto S.A.

E as buscas continuam, continuem acompanhando pois ainda tem muita coisa a ser contada sobre a história da Vespa no Brasil.

Abraços a todos,
Fernando

2 comentários:

  1. Belíssimos achados Fernando! Tive a notícia recente de que o Sr Eduardo da Promotos aqui no Rio localizou um colecionador de Vespas que trabalhou na Panauto. Pretendemos fazer um passeio da Confraria Rio Vespa Clube para visitá-lo caso ele concorde. Assim que eu tiver mais notícias a respeito, divulgo no blog da CRVC.

    Se você não conhece o Mappin é porque não passou por SP até a década de 1990. Era uma rede de lojas de departamentos como Sears e Mesbla, mas ao contrário destas, concentrava seus negócios em SP. Lembro-me claramente de ir com minha mão ao Mappin do Itaim Bibi para comprar uma lava-louças nos primeiros dias do plano Collor, o vendedor simplesmente não queria vender por não saber o que aconteceria adiante. Outros tempos...

    Abraço,
    Leo Dueñas

    ResponderExcluir
  2. Legal achar alguem que trabalho la... vc sabia que a Panauto antes de fabricar Vespas era importadora de automoveis?

    Veja o que descobre com esse senhor e depois me conte! abraços

    ResponderExcluir