Para nós apaixonados por coisas velhas com ferrugem, parafraseando a minha esposa, chega um ponto onde vale a pena começar a estudar um pouco sobre os nossos veículos e colocar a mão na massa.
Segue então um dos primeiros artigos da séria FVM para ajudar aos incautos que, como eu, gostam de não só ter suas máquinas em plena forma como também a realização pessoa da famosa frase:- Fui em quem fiz!
O artigo foi extraído do site Scooter Mercato e retrata o carburador Dellorto das Vespas PX e Motores Large Frame (Vespa Super):
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Fonte: http://www.scootermercato.com/Garage/Tech-Tips/Carb-Rebuild_2
Bom dia. Fiz tudo isso, e não sei porque o meu carburador não está realimentando de gasolina a cuba do carburador onde vai a boia. É como se ele não puxasse gasolina do tanque. Entre o tanque e o carburador (Banjo) só tem um filtro de gasolina que instalei na mangueira. o que pode ser? Segue email: irdisley@gmail.com
ResponderExcluirConforme respondi por email, o filtro nas vespas fica na torneira. O uso de um segundo filtro na mangueira atrapalha e pode até interromper o fluxo da gasolina! Abraços
ExcluirFiz isso também coloquei um filtro e uma mangueira nova, ocorreu de não alimentar o carburador, além de tirar o filtro foi necessário reduzir ao máximo o tamanho da mangueira pois ela O estar longa dificultava i escoamento do combustível , perdia gravidade , é que o carburador estar quase nivelado com o tanque, abraço.
ExcluirFiz isso também coloquei um filtro e uma mangueira nova, ocorreu de não alimentar o carburador, além de tirar o filtro foi necessário reduzir ao máximo o tamanho da mangueira pois ela O estar longa dificultava i escoamento do combustível , perdia gravidade , é que o carburador estar quase nivelado com o tanque, abraço.
ExcluirMiudo Rodrigues, qual tamanho você deixou a mangueira de gasolina?
ExcluirGrato
Enock
Estou restaurando uma px200 rerirada do ferro velho. Limpei todo o carburador como mostrado. Ela funcionou. (Motor tb foi inspecionado, pois sei la qts anos tava no ferro velho). Mas so que se acelerar sem puxar o afogador ela morre. Com o afogador puxado ela acelera. A lenta ta perfeita. Parafuso da mistura com 2 1/2 voltas. O que pode ser? Se puderem, me ajudem. Leonardo.landim@yahoo.com.br
ResponderExcluiroi Leonardo, verifique se as juntas estão ok pode ser falsa entrada de ar tornando a mistura pobre e fazendo o motor morrer ok! Se o problema continuar poste aqui ou pode me mandar por email fuscazul72@gmail.com
Excluirbom dia!Estou restaurando uma Lambretta li 150cc, e comprei um carburador novo (tipo pistonete) tambem estou tendo problema na alimentação da cuba, nela só possui o filtro que vai na torneira do tanque, e um filtro dentro do carburador ( em cima da cuba) o que devo fazer?
ResponderExcluirEla esta afogando? Pode ser a bóia mas não é normal jorrar gasolina para fora não...
Excluirprimeiro veja se a vazão do tanque esta boa, há casos em que a torneira esta com alguma sujeira.
ResponderExcluirdepois veja regulagem da boia, pois pode ser esse o problema.
e se ainda der falta em alta, veja gicle e regulagem do ar, as vezes vc pensa que é a cuba mas pode ser gicle incorreto ou regulagem do ar deixando a mistura insuficiente para alimentar o motor em alta.
Bom dia . Tenho um Px 200 a mais de 16 e sempre limpo o filtro de ar do carburador e hoje decidi ligar a vespa sem o filtro de ar. Ela fica espirrando gasolina com um spray para fora do carburador. Isso é normal. Abracos
ResponderExcluirOlá Xará! Obrigado por comentar!
ExcluirPrimeiro veja se a vazão do tanque esta boa, há casos em que a torneira esta com alguma sujeira.
depois veja regulagem da boia, pois pode ser esse o problema.
e se ainda der falta em alta, veja gicle e regulagem do ar, as vezes vc pensa que é a cuba mas pode ser gicle incorreto ou regulagem do ar deixando a mistura insuficiente para alimentar o motor em alta.
Bom dia . Tenho um Px 200 a mais de 16 e sempre limpo o filtro de ar do carburador e hoje decidi ligar a vespa sem o filtro de ar. Ela fica espirrando gasolina com um spray para fora do carburador. Isso é normal. Abracos
ResponderExcluirprecisa de cola caso va trocar as juntas todas ?
ResponderExcluironde tem junta não se coloca cola, para isso tem a junta ;)
ExcluirBom dia Senhores. Meu nome é Enock, se notarem questionei lá atras o porque minha Vespa não puxa a gasolina pra cuba do carburador. Já diminui a mangueira, tirei um filtro que tinha colocado após a torneira de gasolina, troquei o carburador por um novo, troquei a torneira de gasolina, troquei a bóia do tanque...e o problema continua. Minha Vespa funciona e depois morre por falta de gasolina na cuba do carburador. Queria entender como a gasolina realimenta a cuba do carburador. Reformei a minha Vespa PX200 do zero, e ela está de enfeite na minha sala porque não consigo resolver esse problema. Sei que sou teimoso, não quero levá-la em um mecânico para resolver o problema, quero entender porque isso acontece. A minha Vespa está parada só por isso. Se alguém puder me ajudar. Segue meu e-Mail: irdisley@gmail.com. Abraços
ResponderExcluirOi Enock. Na vespa a gasolina entra no carburador por gravidade, não existe bomba no sistema. Após o start do motor, o próprio vácuo que o funcionamento gera ajuda na sucção da gasolina. No seu caso a falha não seria por entrada falsa de ar deixando a mistura muito pobre? E o estado da boia como esta? Pq a menos que tenha alguma obstrução, não deveria faltar gasolina na cuba.
ResponderExcluirBom dia, quais as medidas dos giclês dá vespa px 200, sem mais agradeço antecipadamente
ResponderExcluirola amigo eu tenho uma vespa px200 mas não consigo regular a marcha dela eu desmontei e montei o carburador limpei e comprei juntas novas mas não adianta quando eu finalmente consigo fazer ela funcionar depôs de muito tentar ela acelera sozinha e morre ou morre logo em seguida o mas pros imo de algo estável que eu ja tive com ela foi com ela meio acelerada e mesmo assim ela morreu depôs, eu nao sei se pe o parafuso de ar que eu peguei com a ponta torta desentortei e lixei pra n ficar desigual ou o carburador, eu realmente não sei onde eu vejo mas ja limpei o carburador troquei juntas dele por novas ja fiz de tudo e não adiantou de nada ela apenas liga mas (fácil) agora mas nada mas parece ter vida própria
ResponderExcluirUnknown verifique o reparo da torneira do tanque se esta com obstrução ou se esta montado corretamente.É um borracha com três furos e deve estar na posição correta.Entre neste link do YouTube que mostra a montagem da torneira passo a passo e a posição da borracha na montagem.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=jFimncn4D-M&t=785s
Obrigado
ResponderExcluirOi.... Minha vespa faz muita fumaça. Tem como regular o autolub
ResponderExcluiropa tudo bem tenho uma vespa px200 ano 86 se ela fica de um dia para outro tem que dar umas 30 pedalada para pegar depois funciona normal ja fiz de tudo nao consigo resolver problema se alguem puder ajudar obrigado
ResponderExcluirOlá amigo, a minha Vespa estava com o mesmo problema, eu troquei a torneira do tanque, não estava segurando a gasolina. A gasolina estava descendo direto e afogando, por isso a necessidade de tantas pedaladas pra ela pegar.
ExcluirOlá acabo de adquirir um px200, ela funciona normal (quando quer), porém depois de um tempo tipo 30min ela morre e nan liga mais, só dia seguinte...alguém sabe me dizer o que pode ser!? Ela estava parada a muito tempo fiz uma revisão o mecamecâ falou que estava ok...mais o defeito continua... poderia ser a vela!?
ResponderExcluirAdemais alguém indica uma loja de peças para comprar lamterla e juntas!
Att
Tenho uma Bajag Clássico 150 indiana 1997, ela é 99% igual a Px 200. Ficou mais de um ano parada. Nunca mais consegui fazer ela andar sem o afogador estar puxado. Tem lenta, acelera bem até a metade do punho, então se o afogador estiver desligado, apaga. Troquei as juntas e já limpei e deixei de molho em diversos líquidos, thinner, gasolina, alcoo,querosene e tudo misturado. Continua sempre igual. Me iseram para desentupir a tampa do tanque, já fiz. Poderia ser torneira de gasolina obstruída? Ou juntas do virabrequim?
ResponderExcluirComprei um carburador novo e ainda não troquei. Obrigado
Olá a todos!!! Tenho uma PX200GT tenho que regular o carburador, já desmontei o carburador troquei todas as juntas, boia e agulha, fiz testes e esta afogando como faço pra ajustar a mistura? Obrigado Demis
ResponderExcluirQual a regulagem de ar e marcha lenta da vespa px200
ResponderExcluirComo faço para regular a mistura do corburador da vespa px200 pois ela está afogando
ResponderExcluirGrato
Olá!Tenho uma vespa px200e ano 1986. Estou comprando um carburador Novo para ela no ebay . Na
ResponderExcluirMinha vespa o carburador é bellorto 24si24 e no ebay tem um spaco 26si26 . Qual a diferença? Vai dar certo este spaco ? Obrigado