A Vespa foi montada pela primeira vez no Brasil em 1958 pela empresa Panauto S.A., que tinha escritório na Av.Presidente Vargas, 463 - 21º andar e
fábrica na Av. Antares 2346 em Santa Cruz, ambos endereços no Rio de Janeiro.
A Panauto era uma licenciada da Piaggio Italiana e a inauguração da fábrica brasileira coincidiu com a moda mundial da motoneta ( scooter ), na década de 50.
O primeiro modelo lançado pela Panauto foi a Vespa M3 (3 marchas), equivalente ao modelo italiano VB1T. Era oferecida nas cores cinza opalescente ou azul
metálico (esmalte metalizado azul 15088 e 15089). Veremos este modelo e os outros fabricados no Brasil com detalhes num próximo tópico.
Em 1960 foi lançado a Vespa modelo M4 (4 marchas), com a mesma mecânica da M3
mas utilizando peças de câmbio do modelo VBB1T italiano. Visualmente era igual
a M3, com pequenas diferenças tais como a lanterna traseira mudada para o modelo
"nariz do papa", o estepe sai da traseira e passa a ser posicionado junto a pedana frontral e a "crista de galo" do para lama frontal fica mais baixa.
Também em 1960 a Panauto lança um outro modelo: o Vespacar. Na época este modelo foi muito utilizado para pequenas
entregas e comércio de cachorro quente. Na Av. Atlântica - Rio de Janeiro, por exemplo, eram
proibidos os quiosques e uma forma de colocar a venda os produtos era todos os
dias estacionar os Vespacar vendendo cachorro quente e refrigerantes como feito
pela rede "Geneal" . O antigo DCT- Departamento de Correios e Telégrafos (hoje
ECT), utilizava o Vespacar para entregas
Em 1964 a Panauto fechou suas portas, talvez em virtude da Lambretta ter dominado o mercado nacional, encerrando assim o primeiro ciclo da Vespa no Brasil.
Atenção: estou em busca de imagens e mais informações sobre a Panauto S.A., se alguem tiver algo agradeço se enviar para fuscazul72@gmail.com
Atenção: estou em busca de imagens e mais informações sobre a Panauto S.A., se alguem tiver algo agradeço se enviar para fuscazul72@gmail.com
Hoje seria particularmente desejável no mercado nacional algum triciclo utilitário de cabine fechada com proposta semelhante à do Vespacar. Muito se fala sobre "sustentabilidade" e economia de combustível, assim como já houve muita expectativa em torno de uma "renovação de frota", mas agora que qualquer furgãozinho mais convencional já custa por volta de $50.000 faz falta um utilitário simples que possa atender às necessidades de pequenos comércios e prestadores de serviços.
ResponderExcluirtenho uma vespa 1961 , com 4 marchas. mas me disseram que se o chassi comeca com Vb1 (meu caso) ela seria 3 marchas, sabem me informar se procede?
ResponderExcluirEm 61 só tinham vespas M3, eu já publiquei um artigo aqui no blog sobre, da uma olhadinha! Grande abraço
ExcluirTenho uma Vespacar 1961 quero vender. Toniplay Guaxupé xap fone 35. 99112.9755
ResponderExcluirOk
ExcluirGuaxupeG
ResponderExcluirCompanheiros, tenho uma vespa m3 61, funcionando e documento sendo provido; gostaria de saber qual o valor base para venda?
ResponderExcluireu tenho uma 63 placa amarela de tatui - sp, estou a procura de peças alguem pode me informar alguma loja ou site que tenha as peças.
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